sábado, 1 de agosto de 2015

 

TRÊS PENEIRAS

   Um dia, alguém foi ter com Sócrates, e disse-lhe:
   - Ouve, Sócrates, tens de saber o que o teu amigo disse de ti.
   - Espera, - interrompeu o sábio - passaste o que me queres dizer pelas três peneiras?
   - Três peneiras!? - perguntou o outro admirado.
   - Sim, meu bom amigo: três peneiras. Vejamos se o que me tens a dizer pode passar pela primeira peneira: tens a certeza de que é verdadeiro?
   - Bem, quer dizer, ouvi dizer e...
   - Muito bem. Mas com certeza a fizeste passar pela segunda peneira. O que me queres contar, embora não seja propriamente verdadeiro, é, pelo menos, qualquer coisa de bom?
   Hesitante, o outro responde:
   - Não. Muito pelo contrário...
   - Hum! Muito bem. Sirvamo-nos da terceira peneira e vejamos se é útil o que me queres contar...
   - Útil? Não propriamente...
   - Pois bem - disse Sócrates - se o que tens para me dizer não é verdadeiro, nem bom, nem útil, prefiro não o saber. E, quanto a ti, aconselho-te a esquecê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário